sexta-feira, 29 de agosto de 2014

215 imóveis foram autuados por falta de ligação à rede de esgoto

Vistorias feitas pela Prefeitura, desde 2007, resultaram em autuação para 215 imóveis da orla marítima de Fortaleza que não têm ligação com a rede de esgoto. Fiscalização integra o Programa Despoluição da Orla 

 
Foto: TATIANA FORTES
Em sete anos, foram autuados 215 imóveis por ausência de ligação com a rede de esgoto. Na foto, a orla da avenida Beira Mar 

De 2007 para cá, 19.526 imóveis situados na orla marítima de Fortaleza foram vistoriados. A fiscalização integra o Programa Despoluição da Orla, que tem como objetivos detectar ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem, tamponar as ligações clandestinas no sistema e corrigir o lançamento de águas pluviais na rede coletora de esgoto, caso exista.

Apesar do número alto de vistorias, o programa – que é desenvolvido pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), em parceria com outros órgãos municipais e com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) - autuou apenas 215 imóveis em sete anos. O motivo das autuações, segundo a pasta, é a ausência de ligação com a rede de esgoto da Cidade.

O POVO teve acesso ao relatório “Plano Integrado de Trabalho para Controle da Poluição na Orla Marítima de Fortaleza” - produzido a partir de vistorias e referente aos meses de abril, maio e junho de 2014. Do total de imóveis vistoriados, 12.829 (65%) estão interligados à rede de esgoto da Cagece; 1.431 estão abandonados ou desocupados; 3.786 estão em situação pendente (quando há irregularidade ou dificuldade para vistoria), 955 resolveram as pendências e 310 voltaram a ser pendentes, além dos 215 imóveis autuados. Os números são referentes à 18ª etapa do projeto.

Em relatório semelhante emitido em junho de 2013 – fornecido ao O POVO pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) – o número de vistorias era levemente menor (18.570) e o número de imóveis autuados por irregularidades também se aproximava do atual (199). Segundo informação da Seuma, toda a orla de Fortaleza tem rede de esgoto instalada. Quando é comprovado que um imóvel não tem ligação, o responsável é autuado e tem 90 dias para regularizar a situação.

Multa
Caso não ocorra regularização, existe sanção com multa de R$ 50 a R$ 50 milhões. Por lei, todos os imóveis devem ter ligação com a rede de esgoto. Mas, quando não há condições técnicas - não sendo possível cobrar a interligação - resta a fossa sumidouro como solução, explica a pasta.

As vistorias realizadas pelas equipes da Seuma dão origem aos relatórios, que até a metade do ano passado eram encaminhados ao MPF/CE. Para o procurador regional da República Francisco de Araújo Macedo Filho, a fiscalização dos imóveis é um dos caminhos mais eficazes para solucionar os problemas de poluição da orla. Apesar de estar sendo discutido desde a década de 1980 e das constantes pressões ao poder público, o controle da poluição continua sendo assunto problemático – avalia o procurador.

Na última semana, Francisco de Araújo chegou a encaminhar um ofício solicitando, entre outras questões, que voltem a ser encaminhados relatórios trimestrais sobre as fiscalizações. Os documentos contêm número de visitas, imóveis autuados, pendentes, interligados e abandonados.

Por email, a Seuma informou que os documentos com resultados das fiscalizações deixaram de ser enviados “devido a mudanças dos responsáveis pela compilação, análise e envido dos dados. Contudo, os relatórios foram produzidos com regularidade”. O encaminhamento deve ocorrer nos próximos dias.

Serviço
Veja a balneabilidade das praias de Fortaleza:
http://bit.ly/1vraolJ
 opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário